Notícias

Israel confirma derrota do Hamas na cidade de Khan Younis, em Gaza

Segundo o ministro da Defesa, Yoav Gallant, 10.000 militantes do movimento palestino foram mortos, enquanto outros 10.000 ficaram feridos.
Israel confirma derrota do Hamas na cidade de Khan Younis, em GazaGettyimages.ru / Ahmed Zaqout/Anadolu

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, anunciou na noite desta quinta-feira que as forças do Hamas na cidade de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, foram totalmente derrotadas, noticiou o The Jerusalem Post.

"A Brigada Khan Yunis da organização Hamas foi dissolvida, completaremos a missão lá e seguiremos para Rafah", escreveu o ministro na sua conta do X, após visita as tropas na cidade junto com o Vice-Chefe do Estado-Maior e o Comandante da 98ª Divisão.

Rafah é a cidade na fronteira do enclave palestino com o Egito, por onde a ajuda humanitária para os residentes civis de Gaza pôde entrar.

Segundo a mídia, Gallant disse que, no decorrer da operação em Khan Younis, 10.000 militantes do movimento palestino foram mortos, enquanto outros 10.000 ficaram feridos. Em comparação, os números revelados há uma semana e meia apontavam para 9.000 mortos e 8.000 feridos. 

Ainda, de acordo com o The Jerusalem Post, no início desta semana, as IDF confirmaram que estavam perto de desmantelar o último batalhão do Hamas em Khan Younis, acrescentando que o processo poderia levar algumas semanas para ser concluído. Assim, as declarações do ministro da defesa parecem estar algumas semanas à frente do que a IDF indicou, informa a mídia.

No final de janeiro, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse que a IDF não deixaria a Faixa de Gaza e que milhares de prisioneiros palestinos não seriam libertados até que seus objetivos sejam alcançados. "Não terminaremos esta guerra sem atingir todos os seus objetivos. Isso significa eliminar o Hamas, devolver todos os nossos reféns e garantir que Gaza não represente mais uma ameaça a Israel", reiterou.