Notícias

Alto funcionário do Hamas diz que ainda não houve resposta à proposta de trégua israelense

Segundo uma autoridade palestina, o Catar foi precipitado ao anunciar que o Hamas deu sua aprovação inicial ao acordo.
Alto funcionário do Hamas diz que ainda não houve resposta à proposta de trégua israelenseGettyimages.ru / Majdi Fathi/NurPhoto

O Hamas recebeu uma proposta para um novo acordo de cessar-fogo e libertação de reféns, mas ainda não respondeu, disse à Reuters Taher al-Nono, um funcionário do escritório político do movimento palestino.

"Não podemos dizer que a fase atual das negociações é nula e sem efeito e, ao mesmo tempo, não podemos dizer que chegamos a um acordo", disse.

Enquanto isso, o jornal Al Mayadeen informou, com referência a uma autoridade palestina sênior, que o Catar foi precipitado ao anunciar que o Hamas deu sua aprovação inicial ao acordo. O informante disse que o anúncio do Ministério das Relações Exteriores do Catar "foi precipitado e está incorreto", acrescentando que a proposta está "sob revisão".

Segundo a fonte, os líderes do Hamas ainda não agendaram reuniões no Cairo para discutir a proposta com mediadores egípcios. A mídia israelense "publica notícias fabricadas e falsas para estimular a opinião pública sobre as negociações", ele denunciou.

Na terça-feira, o Hamas confirmou que havia recebido uma proposta de trégua para Gaza e disse que estava no processo de estudá-la e dar uma resposta. O representante do movimento palestino explicou que a resposta será formulada com base no fato de que a prioridade é parar a "agressão brutal" do Estado israelense contra o enclave e a retirada completa de suas forças.