Notícias

Foi relatada a primeira confirmação positiva do Hamas para uma trégua

Israel também aceitou a proposta de declarar um cessar-fogo, informa um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar.
Foi relatada a primeira confirmação positiva do Hamas para uma tréguaAP / Khalil Hamra

O movimento palestino Hamas deu sua aprovação inicial a um novo acordo de cessar-fogo e libertação de reféns, também apoiado por Israel, informou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, que está mediando as negociações.

"Israel aceitou a proposta de cessar-fogo e temos uma primeira confirmação positiva do Hamas", informam as mídias israelense e árabe, citando o representante do Catar.

A NBC News informou na segunda-feira, citando uma fonte familiarizada com as negociações, que representantes israelenses, do Catar, egípcios e norte-americanos em Paris chegaram a uma "posição unificada" sobre um acordo para uma pausa de 60 dias nas hostilidades e a libertação de reféns, a ser implementada em fases.

De acordo com a rede americana, a combinação de propostas incluiria o fim dos bombardeios israelenses, o fim dos disparos de foguetes do Hamas e a retirada das forças israelenses da cidade de Khan Younis. Também informou que todos os reféns civis, começando pelas mulheres, seriam libertados em troca de três prisioneiros palestinos.

Por sua vez, o Hamas disse na terça-feira que havia recebido uma proposta de trégua elaborada no último fim de semana na capital francesa, que estava sendo estudada para uma resposta.

  • O número de reféns capturados pelo movimento palestino em território israelense em 7 de outubro de 2023, e mantidos desde então na Faixa de Gaza, era de cerca de 240 antes das primeiras trocas. Aproximadamente metade deles foi libertada como parte da trégua de uma semana alcançada em novembro. Israel afirma que mais de 100 prisioneiros ainda estão sendo mantidos no enclave palestino.