Notícias

Chefe da inteligência ucraniana revela quando começará uma nova contraofensiva

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "iniciativa" está inteiramente nas mãos do Exército russo.
Chefe da inteligência ucraniana revela quando começará uma nova contraofensivaGettyimages.ru / Ignacio Marin/Anadolu

O chefe da Diretoria Geral de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia, Kiril Bukanov, disse em uma entrevista à mídia local que as Forças Armadas ucranianas poderiam iniciar uma nova contraofensiva na primavera.

Segundo Budanov, a ofensiva russa continua agora, mas "em algum momento no início da primavera ela terminará completamente".

"É a vez do inimigo. Mas ela terminará, e acho que nós começaremos a nossa", disse o oficial sênior, embora reconhecendo que as tropas russas "estão fazendo algum progresso" no campo de batalha.

Enquanto isso, o The Times noticiou no início de janeiro, com referência a fontes do Governo britânico, que os chefes da inteligência militar do Reino Unido acreditam que a Ucrânia não poderá vencer o conflito em 2024 porque não tem tropas e armas para um grande avanço no campo de batalha, enquanto o exército russo também não tem força para lançar uma grande contraofensiva que possa romper as linhas ucranianas.

Este mês, o presidente russo, Vladimir Putin, enfatizou que não apenas a contraofensiva de Kiev falhou, mas que a "iniciativa" está inteiramente nas mãos do Exército russo. Ele alertou que, se o conflito continuar, "a condição de Estado da Ucrânia pode sofrer um golpe irreparável e muito sério".