
'Casa tremia': Mulher em Caracas relata como sobreviveu aos terremotos na Venezuela

Uma residente russa em Caracas relatou a situação dramática que vivenciou na capital venezuelana após os fortes terremotos que atingiram a cidade em 24 de junho. Ela deu detalhes sobre as operações de emergência na região.

"A casa estava tremendo muito, muito mesmo", descreveu a testemunha sobre o momento dos tremores. Ela acrescentou que rapidamente ordenou que seus filhos se deitassem no chão para se protegerem, dizendo-lhes que estava ocorrendo um "terremoto bastante forte".
A mulher visitou três casas que desabaram: uma no município de Chacao e outras duas na paróquia de San Bernardino e no bairro de Pinto Salinas, respectivamente. Durante a visita, ela presenciou o exato momento em que as equipes de resgate retiraram uma pessoa e um cachorro com vida dos escombros.
A mulher elogiou a atuação das autoridades e previu que as operações de resgate "continuarão por um bom tempo". Bombeiros, militares, policiais e voluntários permanecem mobilizados para auxiliar as vítimas.
- Os tremores registrados na quarta-feira (24) foram classificados como os mais fortes na Venezuela em 126 anos. Segundo informações oficiais, os dois terremotos e suas réplicas provocaram centenas de mortes e milhares de feridos, além do colapso de edifícios e de danos a infraestruturas críticas. A presidente encarregada, Delcy Rodríguez, declarou "estado de emergência" no país. Até o momento, foram registrados 589 mortos e 2.980 feridos.
- Milhares de pessoas foram evacuadas, e as operações de resgate continuam em meio à emergência. Vários países, entre eles México, República Dominicana, Colômbia, El Salvador, França e Catar, anunciaram o envio de equipes especializadas para resgatar pessoas presas sob os escombros após o colapso de cerca de 250 edifícios, principalmente em La Guaira e Caracas.
