
México enviará brigada de socorristas e profissionais de saúde à Venezuela

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, informou nesta quinta-feira (25), que enviará uma primeira brigada de equipes de resgate e profissionais de saúde à Venezuela para ajudar a população diante da devastação causada pelos terremotos registrados na véspera.
Durante sua coletiva de imprensa matinal, no Palácio Nacional, na Cidade do México, ela destacou que, "neste momento", planeja enviar apenas equipes de resgate e profissionais de saúde, a pedido expresso do governo venezuelano.

Assim que a brigada da Secretaria de Defesa Nacional estiver em solo venezuelano, será feita uma "avaliação" em conjunto com as autoridades locais para determinar a "ajuda adicional" necessária nos próximos dias.
"Até agora, nos disseram que é disso que precisam; não nos pediram apoio com alimentos ou outros suprimentos. Por enquanto, o mais importante que nos pedem é isso", resumiu Sheinbaum.
Como aconteceu
- Dois fortes terremotos consecutivos abalaram a Venezuela nesta quarta-feira (24) pouco depois das 18h (horário local), provocando o desabamento de prédios, danos em infraestruturas essenciais e a evacuação apressada de milhares de pessoas.
- O primeiro tremor registrado teve magnitude de 7,2, com epicentro a cerca de 21 quilômetros da cidade de Montalbán, no estado de Carabobo. O segundo, de magnitude 7,5, ocorreu a 23 quilômetros da cidade de Yumare, no estado de Yaracuy. Nas redes sociais circulam vídeos do momento e dos danos causados.
- Delcy Rodriguez, presidente encarregada da Venezuela, declarou "estado de emergência" no país após o desastre, revelando que, até o momento, foram registrados 164 mortos e 971 feridos.
