
Mauro Vieira conversa por telefone com chanceler da Venezuela após fortes terremotos

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, conversou, por telefone, com seu homólogo da Venezuela, Yván Eduardo Gil Pinto. Na ocasião, o chanceler brasileiro manifestou solidariedade ao povo venezuelano em razão dos recentes terremotos no país, que deixaram pelo menos 235 mortos.
"O Ministro Mauro Vieira informou na chamada que o governo brasileiro está preparando medidas de cooperação humanitária, com especial atenção ao envio, em caráter prioritário, de equipes de busca e resgate à Venezuela", escreveu o Itamaraty em publicação nesta quinta-feira (25).

A nota menciona ainda a ligação entre o presidente Lula e a presidente encarregada da Venezuela, Delcy Rodríguez, após a tragédia. A autoridade venezuelana agradeceu a soliedariedade do mandatário brasileiro.
"Valorizamos sinceramente este gesto de solidariedade e fraternidade entre nossos povos, que reafirma os laços históricos de cooperação e amizade que nos unem", afirmou Rodríguez.
Apoio brasileiro
Mais cedo, Lula detalhou as medidas tomadas para auxiliar a Venezuela.
A primeira missão será enviada na manhã de sexta-feira (26) com uma equipe de busca e resgate urbano formada por 36 bombeiros de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de especialistas da Defesa Civil Nacional e da Agência Nacional de Telecomunicações. A operação também levará nove toneladas de equipamentos destinados às buscas e ao socorro das vítimas.
O chefe de Estado informou ainda que, no sábado (27), o Brasil enviará um segundo voo com equipamentos para a montagem de um hospital de campanha, cem purificadores de água com painel solar, medicamentos e materiais médicos para cirurgias, reforçando a assistência às áreas afetadas pelos terremotos.
Lula acrescentou que o governo brasileiro continuará acompanhando os trabalhos de resgate para avaliar novas necessidades de apoio. "Seguiremos acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos de socorro às vítimas para prestar todo o apoio necessário aos nossos irmãos venezuelanos", declarou.
- Dois fortes terremotos consecutivos atingiram a Venezuela na quarta-feira (24), pouco depois das 18h (horário local), provocando o desabamento de edifícios, danos em infraestruturas críticas e a evacuação às pressas de milhares de pessoas. Segundo as autoridades, foi o tremor mais intenso registrado no país em 126 anos.
- O primeiro terremoto teve magnitude 7,2, com epicentro a cerca de 21 quilômetros da cidade de Montalbán, no estado de Carabobo. O segundo, de magnitude 7,5, teve epicentro a 23 quilômetros da cidade de Yumare, no estado de Yaracuy.
- Vídeos do momento dos tremores e dos danos causados circulam nas redes sociais.
- A presidente encarregada da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou estado de emergência no país e informou que o estado de La Guaira foi declarado zona de desastre.

