
Após falar com Delcy Rodríguez, Lula mobiliza ministros e promete ajuda à Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (25) que o governo brasileiro está mobilizado para prestar assistência à Venezuela após o terremoto que atingiu o país durante a madrugada.
A declaração foi feita durante cerimônia de anúncios da reforma agrária em Ponta Porã (MS).
Lula revelou que conversou pela manhã com presidente encarregada venezuelana, Delcy Rodríguez, para colocar o Brasil à disposição das autoridades do país vizinho e entender quais são as necessidades mais urgentes após a tragédia.

"Falei com a presidenta Delcy da Venezuela, de manhã, do carro. Para perguntar para ela o que ela precisava que a gente fizesse", afirmou.
Força-tarefa ministerial
Segundo o presidente, uma reunião foi realizada com diversos ministros para organizar a resposta brasileira ao desastre.
"Fizemos uma reunião com vários ministros agora. E nós estamos reunidos, mais os ministros, para a gente mandar tudo que for necessário mandar para a Venezuela. Água, bombeiro, defesa civil, comida, remédio", declarou.
Solidariedade
O presidente também fez um gesto de solidariedade ao povo venezuelano e pediu que o público presente aplaudisse as vítimas da tragédia.
"Porque, nessas horas, a gente precisa levantar e, de pé, aplaudir o povo da Venezuela", disse Lula, antes de solicitar uma salva de palmas aos presentes.
O chefe do Executivo concluiu defendendo uma mobilização para auxiliar a Venezuela na recuperação após o desastre. "Todos nós temos que fazer todo o esforço possível para ajudar a Venezuela a sair da confusão desse terremoto", afirmou.
