Notícias

Governo dos EUA apoia Milei e diz que está "muito interessado em trabalhar com ele"

O representante do Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado destacou o interesse de Washington em trabalhar em áreas como energia, minerais e a estabilização da economia argentina.
Governo dos EUA apoia Milei e diz que está "muito interessado em trabalhar com ele"Legion-media.ru / Ludovic Marin/Pool/Abaca/Sipa USA

O Governo dos Estados Unidos manifestou nesta sexta-feira seu apoio ao presidente da Argentina, Javier Milei, e expressou sua disposição de "colaborar" com os desafios enfrentados pelo país sul-americano. 

"Estamos trabalhando em estreita colaboração com o novo Governo. Percebemos uma abertura da parte deles para colaborar com nosso Governo, e vamos ver em quais áreas podemos cooperar", disse o representante do Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado, Kevin Sullivan, em uma entrevista ao jornal chileno La Tercera.

O funcionário norte-americano destacou o interesse de Washington em trabalhar "em áreas como energia, nos minerais que a Argentina possui", bem como a nos "esforços para promover a estabilização da economia" do país sul-americano.

"Apoiaremos o Governo da Argentina em seus esforços junto à comunidade internacional para buscar recursos que lhe permitam enfrentar seus desafios. O presidente [Milei] já tem planos para responder aos desafios da Argentina e estamos dialogando com ele", acrescentou.

Planos para a região

Sullivan também se referiu a outras questões na região, como a crise de insegurança, e afirmou que os EUA cooperarão com o presidente do Equador, Daniel Noboa, para enfrentar as organizações criminosas após a declaração do "conflito armado interno", além de colaborar com Gustavo Petro na Colômbia, Peru e Chile.

A funcionário norte-americano disse ainda que a administração do presidente dos EUA, Joe Biden, "está adotando novas estratégias para responder" à onda de migração que afeta várias nações latino-americanas.