Notícias

WP: Novas regras de mobilização podem "alimentar o pânico" na Ucrânia

"Com as fileiras militares de Kiev já esgotadas, não está claro como a Ucrânia poderia se dar ao luxo de desmobilizar tantas tropas", escreve o jornal.
WP: Novas regras de mobilização podem "alimentar o pânico" na UcrâniaGettyimages.ru / Pierre Crom

As novas regras para o serviço militar obrigatório na Ucrânia, recentemente aprovadas pelo Parlamento do país, podem causar "pânico" entre a população, segundo uma análise publicada na quinta-feira por The Washington Post.

"Embora a maioria dos ucranianos apoie fortemente o Exército e reconheça que são necessários mais homens nas linhas de frente, poucos dos que não se ofereceram para lutar depois de mais de dois anos de guerra querem fazê-lo agora. O anúncio de que centenas de milhares de homens poderiam ser convocados corre o risco de alimentar o pânico", explica o veículo de mídia.

Diante da "grave escassez de soldados, munição e armas" e do "poder de fogo gigantesco de Moscou", espera-se que a nova lei possa "pressionar centenas de milhares de ucranianos a lutar". No entanto, a mobilização é "impopular".

Além disso, a versão final do projeto, aprovada pela Verkhovna Rada (Parlamento ucraniano) na quinta-feira, exclui a disposição sobre a desmobilização dos soldados após três anos de serviço. O presidente do país, Vladimir Zelensky, havia declarado que essa questão era uma prioridade para ele, lembrou o WP. "Mas com as fileiras militares de Kiev já esgotadas, não está claro como a Ucrânia poderia se dar ao luxo de desmobilizar tantas tropas", disse o jornal.

A esse respeito, o porta-voz do Ministério da Defesa da Ucrânia, Dmitry Lazutkin, comentou na quarta-feira que um novo texto sobre desmobilização deve ser reapresentado em oito meses como uma medida separada.