Notícias

Lavrov: "A Ucrânia se tornou um Estado abertamente terrorista"

De acordo com o chanceler russo, "já é evidente" que há "uma digital ucraniana" no ataque terrorista no Crocus City Hall.
Lavrov: "A Ucrânia se tornou um Estado abertamente terrorista"Sputnik / Alekséi Maishev

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, declarou nesta quinta-feira que o envolvimento de Kiev no ataque terrorista de 22 de março à sala de concertos Crocus City Hall "já é evidente".

Segundo Lavrov, "uma digital ucraniana" não é apenas visível nesse ataque, mas também em muitos outros ataques que foram realizados na Rússia.

"Agora está claro, e sobre isso se diz no decurso dos relatórios sobre o progresso da investigação, que há uma digital ucraniana. Além disso, não há mais dúvidas sobre o envolvimento da Ucrânia em muitos outros atos terroristas em território russo", sublinhou Lavrov.

Nesse contexto, o chanceler russo lembrou outros ataques: os assassinatos da jornalista Daria Dugina e do correspondente de guerra Vladlen Tatarski, a tentativa de assassinato do escritor e ativista político Zakhar Prilepin e a explosão da ponte da Crimeia que deixou cinco mortos, entre outros ataques.

"Hoje, a própria Ucrânia se tornou um Estado abertamente terrorista. Há 10 anos está aterrorizando os cidadãos de seu país e fora das suas fronteiras", afirmou. 

Lavrov também agradeceu aos embaixadores de outros Estados por sua solidariedade com os cidadãos russos após o ataque no Crocus City Hall. "Isso mais uma vez simboliza nossa unidade e determinação de combater o terrorismo em todas as suas manifestações, sem concessões ou padrões duplos, com base no fato de que o terrorismo não tem nacionalidade nem religião: é um mal global", concluiu.