Notícias

Rússia intercepta explosivos de Ucrânia camuflados em ícones religiosos

As forças de segurança russas encontraram explosivos estrangeiros escondidos em ícones religiosos ortodoxos durante a inspeção de um carro em um posto de controle na fronteira com a Letônia.
Rússia intercepta explosivos de Ucrânia camuflados em ícones religiososSputnik

O Serviço Federal de Segurança e o Serviço Federal de Alfândega russos interceptaram um carregamento de explosivos em um carro da Ucrânia que se preparava para entrar na Rússia pela União Europeia.

Durante a inspeção do carro no posto de controle de Ubylinka, na província de Pskov, os agentes de segurança russos encontraram explosivos de fabricação estrangeira em uma carga de ícones religiosos ortodoxos e objetos eclesiásticos da Ucrânia.

O Centro de Relações Públicas do Serviço Federal de Segurança da Rússia informou que a carga veio da Ucrânia e chegou à Rússia através de Romênia, Hungria, Eslováquia, Polônia, Lituânia e Letônia."Foram extraídos 27 dispositivos explosivos improvisados camuflados em ícones e prontos para uso, 70 quilos de explosivos plásticos de alta potência de fabricação industrial, 91 detonadores elétricos e partes de munição para um [lançador de foguetes] RPG-7", segundo o comunicado da instituição.

O suficiente para explodir um prédio residencial de cinco andares

O chefe do departamento de criminalística do Ministério do Interior da  província de Pskov disse que o hexogênio, uma substância altamente explosiva, foi encontrado nos ícones. "O poder desse explosivo é uma vez e meia maior do que o do tratil. A massa do explosivo apreendido é suficiente para explodir um prédio residencial de cinco andares", detalhou. O funcionário informou que também foram encontrados detonadores de sabotagem com retardadores usados por unidades especiais e placas de rádio com slots para cartões SIM. Com base nos elementos encontrados, um dispositivo explosivo pode ser montado em questão de minutos.

Uma pessoa envolvida no crime foi presa, mas sua identidade não foi revelada. "Todos os organizadores e cúmplices do crime, inclusive cidadãos estrangeiros, serão incluídos na lista de pessoas procuradas e estarão sujeitos à responsabilidade penal de acordo com a legislação russa", enfatizou o Serviço Federal de Segurança.

As autoridades da província de Pskov já iniciaram a investigação de um caso penal por violação do Código Penal russo por transporte ilegal de explosivos e dispositivos explosivos através da fronteira russa por um grupo de pessoas por meio de conspiração prévia. Esse crime prevê uma pena de até 10 anos de prisão.