Outro caso de mobilização forçada de homens ucranianos foi gravado recentemente na cidade de Kharkov.
Nas redes sociais e nas mídias locais viralizou um vídeo no qual um grupo de indivíduos - alguns vestidos com uniformes militares - prendem um jovem, arrastando-o em direção a um carro. Embora o cidadão tenha tentado se libertar, não conseguiu.
A data da gravação é desconhecida.
Há meses, se registram vários relatos na Ucrânia sobre a mobilização forçada de muitos homens. Nas redes sociais circulam imagens de comissários militares recrutando futuros soldados, agarrando-os pelos braços e pés na rua, arrastando-os para fora do transporte público ou de suas próprias casas.
Para compensar as baixas nas linhas de frente, o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, assinou um projeto de lei no mês passado que reduz a idade para ser recrutado de 27 para 25 anos, amplia os poderes dos oficiais de recrutamento e introduz várias penalidades para os que fogem do recrutamento.
Por sua vez, o porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano, Dmitry Lazutkin, alertou que a entrada em vigor da nova lei sobre mobilização militar significará o fim da vida tranquila que os cidadãos ucranianos levam longe da linha de frente.