Tempestade de areia deixa milhares de pessoas hospitalizados no Iraque (VÍDEO)

Uma tempestade de areia encobriu o Iraque na segunda-feira (14), tingindo o céu e as ruas com um tom apocalíptico alaranjado e reduzindo a visibilidade para menos de um quilômetro.
O fenômeno teve efeitos imediatos: mais de 1.800 pessoas precisaram de atendimento por crises respiratórias, e aeroportos internacionais como os de Najaf e Basra interromperam as operações. Imagens do episódio circulam nas redes sociais.
WATCH 🚨 Massive sandstorm blankets Iraq in apocalyptic orange, dimming the skies and reducing visibility to almost nothing pic.twitter.com/sI7jfm0Krd
— Insider Paper (@TheInsiderPaper) April 14, 2025
Além de cobrir cidades inteiras com uma espessa camada de poeira, a tempestade causou interrupções no fornecimento de energia e provocou caos no transporte aéreo.
Today, a powerful dust storm has swept through the area, casting a thick haze and disrupting daily life.Location: Al-Shanafiyah, Diwaniyah Governorate, Iraq. pic.twitter.com/JB9diMPGXP
— Weather Monitor (@WeatherMonitors) April 14, 2025
Policiais e moradores, protegidos com máscaras faciais, moviam-se com dificuldade em meio à neblina espessa, enquanto equipes médicas percorriam as ruas para socorrer idosos e crianças em situação de risco.
لحظة اجتياح العاصفة الترابية محافظة النجف اليوم الاثنين14.4.2025 pic.twitter.com/LFOLVxEB93
— طقس بلادي (@jake18393510) April 14, 2025
Embora tempestades de poeira sejam comuns no Iraque, especialistas alertam para o aumento na frequência desses eventos.
Ive never seen a sandstorm like this before pic.twitter.com/dBGNb7MiML
— Ali (@IraqMarxist) April 14, 2025
O país,listado pela ONU entre os cinco mais vulneráveis ao problema, enfrenta uma combinação de seca histórica, calor extremo e escassez de água.
A powerful dust storm swept across southern Iraq, significantly diminishing visibility and disrupting daily activities. Follow: https://t.co/7Dg3b41hTxpic.twitter.com/ug0ehUcUWu
— PressTV Extra (@PresstvExtra) April 14, 2025
