Notícias

"Quietos como múmias": López Obrador condena a inação das ONGs em relação à perseguição de Assange e à guerra em Gaza

O mandatário mexicano argumentou que todo esse "andaime de organizações da sociedade civil, supostamente independentes" foi criado no período neoliberal.
"Quietos como múmias": López Obrador condena a inação das ONGs em relação à perseguição de Assange e à guerra em GazaGettyimages.ru / Gerardo Vieyra/NurPhoto

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, criticou a hipocrisia das organizações de direitos humanos que adotam uma abordagem seletiva e politizada.

"Hipócritas, aqueles que defendem a liberdade de expressão, o que estão fazendo hoje para defender Julian Assange? O que estão fazendo? Nada, quietos, como múmias, nada", disse López Obrador nesta quinta-feira, durante uma coletiva de imprensa em Quintana Roo.

"O que estão fazendo as organizações que supostamente defendem os jornalistas no mundo com os bombardeios [na Faixa de] Gaza e a morte de jornalistas? Há um manifesto? não condenando, porque essa não é a nossa posição, mas buscando uma solução negociada e pacífica para esse conflito, porque seres humanos inocentes que perdem suas vidas estão envolvidos. Chega de hipocrisia!", condenou.

Além disso, o mandatário mexicano argumentou que todo esse "andaime de organizações da sociedade civil supostamente independentes" foi criado no período neoliberal.

  • O ativista australiano Julian Assange está aguardando uma decisão judicial no Reino Unido sobre o recurso contra sua extradição para os EUA.
  • Dois dias de audiências na Suprema Corte de Londres, nas quais o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, tenta recorrer de sua extradição para os Estados Unidos, foram concluídos na última quinta-feira. Dois juízes do tribunal disseram que precisam de tempo para tomar uma decisão sobre o caso.
  • Se extraditado, Assange poderia ser condenado até 175 anos de prisão por ter denunciado crimes de guerra dos EUA.