Notícias

Chanceler argentina: "Sempre haverá essa nuvem escura à frente, que são as Malvinas"

Diana Mondino descreveu sua recente reunião com seu homólogo britânico, David Cameron, como "o início de um futuro muito produtivo".
Chanceler argentina: "Sempre haverá essa nuvem escura à frente, que são as Malvinas"Gettyimages.ru / Matias Baglietto/NurPhoto

A ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, afirmou que o seu Governo continua reivindicando a soberania argentina sobre as Ilhas Malvinas, algo que ela transmitiu ao seu homólogo britânico, David Cameron.

"Foi o início de um futuro muito produtivo", disse Mondino, sobre o encontro com Cameron na cúpula dos ministros das Relações Exteriores do G20 no Rio de Janeiro, segundo o jornal La Nación.

"Não há discussão possível sobre as Malvinas, pois isso está na Constituição. Estamos buscando a melhor maneira de conseguir isso, mudando as estratégias para não recorrer a opções como a guerra ou a negação das relações com a Inglaterra, como foi feito antes", disse a chancaler.

A política argentina expressou sua confiança de que "com uma sociedade mais saudável e uma economia ordenada, será mais fácil recuperar as ilhas".

A ministra das Relações Exteriores também pediu "cuidado" com esse tipo de questão, pois "sempre haverá essa nuvem escura à frente, que são as Malvinas". Nesse sentido, ela repudiou, mais uma vez, a visita de Cameron às ilhas pouco antes da reunião.