Notícias

Brasil apoia a reivindicação de soberania da Argentina sobre as Ilhas Malvinas

"A posição brasileira inscreve-se também na visão da América do Sul como região de paz e cooperação, conforme reafirmado no Consenso de Brasília", disse o Itamaraty.
Brasil apoia a reivindicação de soberania da Argentina sobre as Ilhas MalvinasLegion-media.ru / Joel Reyero

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu nesta quarta-feira um comunicado manifestando apoio aos direitos da Argentina na disputa de soberania com o Reino Unido sobre as Ilhas Malvinas.

"Na data que marca os 191 anos de ocupação britânica das Ilhas Malvinas, o Brasil reafirma seu apoio aos direitos legítimos da Argentina na disputa de soberania com o Reino Unido sobre as Ilhas Malvinas, Geórgias do Sul e Sandwich do Sul e os espaços marítimos circundantes", disse o Itamaraty, acrescentando que a postura do país "remonta a 1833, quando o embaixador brasileiro em Londres foi instruído a coadjuvar o protesto argentino junto ao Governo britânico pela ocupação das Ilhas".

O Brasil instou a retomada das negociações bilaterais por meio da criação de um "ambiente de confiança", conforme estipulado nas resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU), onde " a disputa é tratada, desde a década de 1960, como um tema de agenda de descolonização".

"A posição brasileira inscreve-se também na visão da América do Sul como região de paz e cooperação, conforme reafirmado no Consenso de Brasília", acrescentou o ministério.

"Direitos soberanos legítimos e imprescritíveis sobre as Ilhas Malvinas"

A declaração brasileira foi feita depois que o Governo do presidente da Argentina, Javier Milei, reafirmou que tem "direitos soberanos legítimos e imprescritíveis sobre as Ilhas Malvinas" e expressou sua disposição de retomar as negociações bilaterais com o Reino Unido.

A disputa pelo território é alvo de tensões entre os dois países há quase dois séculos. A Argentina chegou a ter posse do arquipélago por dois meses, mas em julho de 1982 Londres recuperou o controle do pedaço que tinha desde 1833.