Notícias

Israel anuncia novo assentamento na Cisjordânia

"Continuaremos com o ritmo de construção de assentamentos em todo o país", disse o ministro das Finanças israelense.
Israel anuncia novo assentamento na CisjordâniaGettyimages.ru / Amir Levy

Apesar das exigências e a pressão internacional para que Israel pare de construir em terras palestinas, o ministro das Finanças israelense, Bezalel Smotrich, prometeu continuar a expandir os assentamentos na Cisjordânia ocupada.

Smotrich anunciou, na noite de terça-feira, a aprovação da construção de um novo assentamento em Gush Etzion, ao sul de Jerusalém com pelo menos 3.000 novas unidades residenciais para os israelenses.

"Continuaremos com o ritmo de construção de assentamentos em todo o país", disse em comunicado citado pela Reuters.

Segundo a mídia, os palestinos consideram que a expansão dos assentamentos na Cisjordânia faz parte de uma política israelense deliberada para minar sua ambição de criar um Estado independente, com Jerusalém Oriental como capital.

A medida ocorre poucos dias depois de o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, ter dito que Washington considera o plano de Israel de construir novos assentamentos na Cisjordânia "inconsistente com o direito internacional".

Por sua vez, o chefe do Conselho Regional de Gush Etzion, Shlomo Neeman, classificou o anuncio como "um grande presente". "Essa é a nossa resposta aos extremistas que querem nos afastar dos lugares onde nossos ancestrais caminharam. Essa também é a nossa resposta para as nações do mundo", disse.