Notícias

Forças armadas russas assumem o controle da importante cidade de Avdeyevka

Horas antes, o comandante em chefe das Forças Armadas ucranianas confirmou a retirada de suas tropas da cidade, localizada no Donbass.
Forças armadas russas assumem o controle da importante cidade de AvdeyevkaSputnik / Taísia Vorontsova

As forças russas tomaram controle da estratégica cidade de Avdeyevka, em Donbass, após a expulsão das tropas ucranianas dessa localidade chave.

O ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu, informou, no Kremlin, a Vladimir Putin, presidente e comandante em chefe supremo das forças Armadas, sobre a "tomada completa sob seu controle pelo grupo de tropas 'Centro' da cidade de Avdeyevka, na República Popular de Donetsk, "que representava uma poderosa junção defensiva das forças ucranianas", diz a declaração do órgão militar russo.

Uma área de 31,75 quilômetros quadrados foi liberadas das tropas ucranianas, cujas baixas nos combates em Avdeyevka "ultrapassaram 1500 militares nas últimas 24 horas".

"Sob o fogo contínuo das forças russas, apenas algumas formações dispersas de combatentes conseguiram abandonar a cidade às pressas, deixando para trás suas armas e equipamentos militares", disse o comunicado.

Agora estão sendo tomadas medidas para limpar a cidade dos combatentes e bloquear as unidades ucranianas que se refugiaram em uma fábrica local.

Horas antes, o comandante-chefe das Forças Armadas ucranianas, Alexander Sirski, anunciou a decisão de retirar suas tropas da cidade.

O presidente ucraniano Vladimir Zelensky reconheceu no sábado que as tropas ucranianas haviam sido retiradas de Avdeyevka. Durante um discurso na conferência de segurança de Munique, ele disse que a decisão foi "muito lógica, justa e profissional", já que o país busca "salvar o maior número possível de vidas ucranianas".

O veículo The Washington Post escreveu na sexta-feira que a cidade representa a vitória mais importante da Rússia no campo de batalha desde o início da contra-ofensiva de Kiev no ano passado, além de ser um fator que levanta a moral.