Notícias

Brasil e Venezuela oferecem ajuda com derramamento de petróleo em de Trinidad e Tobago

Desde 7 de fevereiro, o país está sob alerta laranja após derramamento de óleo frente à costa sudoeste da ilha de Tobago.
Brasil e Venezuela oferecem ajuda com derramamento de petróleo em  de Trinidad e Tobago

O primeiro-ministro de Trinidad e Tobago, Keith Rowley, informou nesta sexta-feira sobre uma proposta da Venezuela e do Brasil para apoiar a limpeza do derramamento de óleo que ameaçou as águas de Granada na semana passada. 

O derramamento fez com que os resíduos de petróleo se estendessem por muitos quilômetros no Caribe de sua costa e ameaça se espalhar para seus vizinhos caribenhos. Nesse sentido, Rowley disse que o país está considerando declarar uma emergência de Nível 3, o que permitiria a obtenção de assistência estrangeira.

Segundo Rowley, atualmente, estão em andamento investigações locais, regionais e internacionais em várias frentes para identificar as embarcações envolvidas no derramamento de óleo e seus proprietários.

Brasil e Venezuela se ofereceram para ajudar a conter e limpar o vazamento, disse o primeiro-ministro em um discurso ao Parlamento do país.

Desde 7 de fevereiro, o país está sob alerta laranja e mobilizou suas forças para limpar rapidamente o óleo derramado frente à costa sudoeste da ilha de Tobago.