Notícias

Putin: A OTAN não é mais necessária, ela é um instrumento da política externa dos EUA

O presidente russo declarou que a relação de Washington com os países membros da OTAN esconde os interesses econômicos dos EUA.
Putin: A OTAN não é mais necessária, ela é um instrumento da política externa dos EUAGettyimages.ru / Ali Balikci/Anadolu Agency

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que a OTAN, que ao longo do tempo se tornou um instrumento da política externa dos EUA, não é mais necessária.

"A OTAN é apenas um instrumento da política externa dos EUA, mas se os EUA considerarem que não precisam mais desse instrumento, a decisão é deles", disse o mandatário russo durante uma entrevista com o jornalista russo Pavel Zarubin.

Putin se referiu ao pânico da Europa em relação ao possível retorno de Donald Trump à presidência dos EUA e à relação entre Moscou e Washington.

"Do ponto de vista europeu, isso não faz sentido, eles gostariam que os EUA continuassem a desempenhar funções que vêm evoluindo desde a criação da OTAN de graça", disse o presidente russo.

Assim como os EUA decidiram se retirar do Protocolo de Kyoto, "apesar da atratividade do programa ambiental", por considerá-lo prejudicial à sua economia, as recentes declarações de Donald Trump para proteger apenas os membros da OTAN que cumprem suas obrigações financeiras com a Aliança seguem a mesma linha, disse Putin.

"Trump sempre foi um político não sistêmico, ele tem sua própria opinião sobre como os Estados Unidos devem desenvolver relações com seus aliados", afirmou Putin.

O presidente russo continuou afirmando que, assim como os EUA se retiraram do Protocolo de Kyoto por causa de cálculos econômicos, as declarações de Trump "não são diferentes" nesse sentido, pois Washington "quer que os europeus aumentem seus gastos com defesa" e paguem pela proteção oferecida a eles.