Notícias

Chefe da UNRWA: Os pedidos para fechar a agência da ONU são "míopes"

"Falei com os Estados membros sobre todos esses apelos a desmantelar a UNRWA, a encerrar seu mandato. Eu alertei sobre o impacto", declarou Philippe Lazzarini na terça-feira.
Chefe da UNRWA: Os pedidos para fechar a agência da ONU são "míopes"Gettyimages.ru / Anadolu / Contributor

O chefe da Agência da ONU de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA, na sua sigla em inglês), Philippe Lazzarini, chamou na terça-feira de "míopes" os apelos para fechar a agência, já que a medida aprofundaria a crise humanitária em Gaza, informa a Reuters.

"Falei com os Estados membros sobre todos esses pedidos para desmantelar a UNRWA, para encerrar seu mandato. Eu alertei sobre o impacto, disse que esses apelos são míopes", afirmou após se reunir com representantes dos países membros na sede da ONU em Genebra.

Além disso, observou que não há nenhuma outra agência das Nações Unidas ou organização internacional que tenha sido encarregada, nas últimas duas décadas, de prestar serviços semelhantes aos de um Governo, por exemplo, educar centenas de milhares de crianças.

"Se quisermos dar uma oportunidade de ter sucesso a qualquer transição futura [após o conflito],  também precisamos ter certeza que a comunidade internacional tenha as ferramentas, e uma das ferramentas é a UNRWA", continuou, referindo-se à organização, da qual quase toda a população da Faixa de Gaza palestina depende atualmente para obter água, alimentos ou itens de higiene.

Os principais doadores da UNRWA suspenderam o financiamento após alegações de que doze de suas dezenas de milhares de funcionários palestinos eram suspeitos de estar envolvidos nos ataques do Hamas a Israel em 7 de outubro, algo que a agência negou categoricamente.