Notícias

Putin e Xi reafirmam o alto nível sem precedentes das relações russo-chinesas

Moscou e Pequim "expressaram seu interesse mútuo em promover ainda mais a cooperação.
Putin e Xi reafirmam o alto nível sem precedentes das relações russo-chinesasGettyimages.ru / Kenzaburo Fukuhara

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, manteve uma conversa telefônica com seu homólogo chinês, Xi Jinping, nesta quinta-feira, durante a qual os líderes resumiram os resultados do desenvolvimento da cooperação entre os dois países em vários campos e reafirmaram o alto nível sem precedentes das relações russo-chinesas.

Segundo um comunicado divulgado pelo Kremlin, Putin parabenizou Xi e o povo amigável da China por ocasião do Ano Novo Chinês, popularmente conhecido como "Festival da Primavera", que este ano será celebrado em 10 de fevereiro.

"Os chefes de Estado resumiram os resultados do desenvolvimento da parceria abrangente e da cooperação estratégica entre a Rússia e a China no último período", diz o texto. "Mais uma vez, foi afirmado que os laços de boa vizinhança entre ambos países estão em um nível elevado sem precedentes", acrescenta.

O Kremlin destaca que, no contexto do 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas, Moscou e Pequim "expressaram seu interesse mútuo em promover ainda mais a cooperação em todas as áreas, incluindo energia, finanças, infraestrutura e transporte, indústria e agricultura, intercâmbios humanitários e esportivos". O volume do comércio bilateral, por exemplo, já atingiu um recorde de US$ 227.700 milhões.

As partes também reafirmaram sua disposição de intensificar a coordenação da política externa em várias estruturas multilaterais, em particular a ONU, os BRICS e a Organização de Cooperação de Xangai (OCS).

Além disso, houve uma troca de opiniões sobre a situação em várias regiões do mundo. Ao discutir a situação na região da Ásia-Pacífico, Putin reafirmou a posição de princípio de Moscou sobre a questão de Taiwan, que é apoiar a política de "uma só China".

Em conclusão, os presidentes enfatizaram que "a estreita cooperação russo-chinesa é um importante fator de estabilização nos assuntos mundiais".