Notícias

Xi Jinping: A situação internacional turbulenta não afetou as relações entre a China e Moscou

Os laços entre os dois países "mantiveram um desenvolvimento saudável e estável" em 2023, disse o líder chinês.
Xi Jinping: A situação internacional turbulenta não afetou as relações entre a China e MoscouGettyimages.ru / Kevin Frayer

As relações entre a Rússia e a China "sempre mantiveram um desenvolvimento saudável e estável e avançaram constantemente na direção certa" em 2023, apesar de uma situação regional e internacional turbulenta, disse o líder do gigante asiático, Xi Jinping, em uma mensagem de saudação de Ano Novo para seu homólogo russo, Vladimir Putin, no domingo.

"Sob nossa liderança conjunta, a confiança política mútua entre os dois lados continuou a se aprofundar, a coordenação estratégica se tornou mais próxima e a cooperação mutuamente benéfica continuou a alcançar novos resultados", disse Xi, citado pela CCTV. Ele acrescentou que o comércio bilateral "atingiu a meta de US$ 200 bilhões antes do previsto".

Por sua vez, Putin também enviou uma mensagem de felicitações a Xi, na qual observou um "forte impulso ao desenvolvimento abrangente da parceria estratégica entre a Rússia e a China". Ele também enfatizou que 2024 marcará o ano cultural entre os dois países, bem como o 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas.

"Com os esforços conjuntos de ambos os lados, a cooperação frutífera entre os dois países em vários campos alcançará maiores resultados, e a cooperação entre os dois países no âmbito das Nações Unidas, do G20, da Organização de Cooperação de Xangai e do BRICS também permitirá novos progressos", concluiu o líder russo.

Também no mesmo dia, foram trocadas mensagens de congratulações entre os primeiros-ministros russo e chinês, Mikhail Mishustin e Li Qiang, respectivamente.