Notícias

2 jogadores de hóquei ucranianos fogem após jogos de sua equipe na Europa

Suspeita-se que a mobilização em curso, planejada pela liderança do regime de Kiev, tenha motivado sua fuga.
2 jogadores de hóquei ucranianos fogem após jogos de sua equipe na EuropaSputnik / HC Sokol

Dois jogadores de hóquei ucranianos do clube Sokol não retornaram à Ucrânia após uma série de partidas na Europa, segundo a mídia local.

O clube ucraniano jogou três partidas na Itália na Copa Continental e perdeu todas. No entanto, ao retornar ao país, o técnico da equipe apontou que havia um problema com o elenco.

"Estamos sentindo falta de jogadores, porque não os temos [todos]. Dois jogadores ficaram na Europa e não voltaram", explicou o técnico Oleg Shafarenko. De acordo com a mídia ucraniana, eles são o atacante Roman Blagoi e o zagueiro Vladimir Aleksiuk, ambos com 37 anos.

Este ano, Blagoi foi até convocado para a seleção ucraniana, com a qual participou das eliminatórias para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, em agosto. Ele competiu em seis campeonatos mundiais e é oito vezes campeão ucraniano. Aleksiuk, por sua vez, também venceu o campeonato nacional oito vezes e jogou pela seleção ucraniana.

O motivo mais provável para sua fuga é a mobilização que está ocorrendo em seu país. Há meses, há inúmeros relatos de mobilização forçada de muitos homens no país eslavo. A web está repleta de imagens de comissários militares recrutando futuros soldados, agarrando-os pelos pés e braços na rua, arrastando-os para fora do transporte público ou de suas próprias casas.

Em abril, o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, reduziu a idade de alistamento de 27 para 25 anos, ao mesmo tempo em que ampliou os poderes dos oficiais de alistamento e promulgou várias penalidades para os que fugissem do alistamento por meio de uma nova lei de mobilização.