Inundações na Espanha causam pelo menos 60 mortos
Várias regiões da Espanha foram afetadas por graves inundações que deixaram vítimas fatais. As consequências causadas pelo DANA (Depressão Isolada de Altos Níveis) que está atravessando a Península Ibérica são catastróficas. Até o momento, 62 mortes já foram registradas somente na província de Valência.
De acordo com um comunicado oficial do Centro de Coordenação Operacional Integrado, essa é a primeira avaliação realizada pelos diferentes órgãos e forças de segurança e emergência. Espera-se que o número final de mortos seja muito maior devido ao fato de que dezenas de pessoas estão desaparecidas.
Servicios de emergencias inexistentes, trabajadores en sus puestos aún con el aviso de alerta roja. Personas completamente desprotegidas ante lo que se sabía que estaba por llegar.Es una puta vergüenza que ocurra esto en 2024.Mucho ánimo a los afectos del #Danapic.twitter.com/WxeEf2hnxD
— Xandra Bilbao (@BilbaoXandra) October 30, 2024
Entre os mortos está uma família inteira no município valenciano de Torrent, composta por um casal, dois filhos e um bebê. Em Paiporta, morreram dois homens, uma mulher e um bebê. Em Chiva, Cheste, Alfafar e Alcudia, há pelo menos uma vítima fatal em cada cidade.
Pista de Silla #Valencia#DANApic.twitter.com/NbWFZicKQG
— Borja Bellido (@BBellidoS) October 30, 2024
A noite foi realmente complicada em várias partes da Espanha, especialmente na Comunidade Valenciana, onde muitas pessoas passaram horas em seus veículos ou caminhões ou trancadas em suas casas. As forças de resgate estiveram envolvidas em centenas de casos.
Na cidade de Letur, na província de Albacete, seis pessoas ainda estão desaparecidas, incluindo dois funcionários da prefeitura. A Guardia Civil realizou uma operação com drones e helicópteros para procurá-las, enquanto cães especializados em localizar pessoas estão no local desde a manhã.
terrestres y aéreos, dotados con visión nocturna, reanudando el dispositivo de búsqueda a las 8:00 AM pic.twitter.com/pVU9wEXo01
— Guardia Civil Albacete🇪🇦 (@guardiacivil_ab) October 29, 2024
Fechamento de estradas
Diversas rotas de comunicação foram afetadas pela tempestade. Os trens de alta velocidade que ligam Valência a Madri e Barcelona foram interrompidos desde a noite passada. Também houve cortes nas rodovias A7 e A3 na província de Valência, bem como em outras estradas secundárias. O serviço de metrô na cidade de Valência também foi interrompido até novo aviso.
O ministro dos Transportes, Óscar Puente, avisou nas primeiras horas da manhã que nesta quarta-feira "não haverá serviço Cercanías Valencia até que as condições permitam" e espera-se que informe em breve quando o serviço de conexão com Madri retornará.
Ativação do Exército
O governo da Comunidade Valenciana solicitou ontem à noite a ativação da Unidade Militar de Emergência (UME) na província de Valência. Durante a noite, mais de mil soldados foram mobilizados para apoiar os trabalhos de assistência e resgate.
#Dana. Los militares del #BIEMIII de @UMEgob están realizando labores de rescate y evacuación de personas atrapadas por las inundaciones en Requena, Utiel, Chirivella y Alacuás. pic.twitter.com/lWsgxPqGyP
— UME (@UMEgob) October 30, 2024