Incêndios já destruíram área do tamanho de Roraima em 2024
Os incêndios, que se espalharam por várias partes do Brasil em 2024, já queimaram uma área equivalente ao estado de Roraima, segundo levantamento divulgado pelo MapBiomas nesta sexta-feira.
De acordo com o estudo, entre janeiro e setembro de 2024, foram afetados 22,38 milhões de hectares, um aumento de 150% em comparação ao ano passado, o que representa 13,4 milhões de hectares a mais que em 2023.
Quase três quartos (73%) dos incêndios ocorreram em vegetação nativa, como florestas (21% da área devastada). As pastagens também sofreram danos, com 4,6 milhões de hectares queimados no período analisado.
Áreas mais afetadas
Segundo o MapBiomas, os estados mais atingidos foram Mato Grosso, Pará e Tocantins, que juntos representam mais da metade da área queimada no país, com 56% do total.
Somente o Mato Grosso foi responsável por 25% do total da área devastada pelos incêndios de 2024 (5,5 milhões de hectares), enquanto Pará e Tocantins registraram 4,6 milhões e 2,6 milhões de hectares queimados, respectivamente.
Os municípios mais impactados foram São Félix do Xingu (PA) e Corumbá (MS), com 1 milhão de hectares e 741 mil hectares devastados, respectivamente.
O MapBiomas também ressaltou que mais da metade da área queimada em setembro está na Amazônia, com um aumento de 196% nas queimadas no bioma em comparação com o ano passado. O segundo bioma mais afetado foi o Cerrado, com quase 8,4 milhões de hectares atingidos pelo fogo.
Período do pico
Setembro de 2024 foi o mês com o maior número de queimadas, segundo o MapBiomas, com 10,65 milhões de hectares atingidos, em comparação com agosto, que registrou 5,65 milhões de hectares queimados.
"O período de seca na Amazônia, que normalmente ocorre de junho a outubro, foi particularmente severo este ano", afirmou Ane Alencar, diretora de Ciências do IPAM e coordenadora do MapBiomas Fogo, acrescentando que o mês de setembro demonstra claramente a intensificação das mudanças climáticas.