Notícias

França aponta a Rússia como a "maior ameaça"

O ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, acusou a Rússia de representar "ameaça" aos interesses da França na África, para além das outras esferas.
França aponta a Rússia como a "maior ameaça"Gettyimages.ru / Eric BERACASSAT

Atualmente, a Rússia é o principal adversário da França, revelou o ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, em uma entrevista ao jornal Le Point publicada na quarta-feira.

Ao discursar sobre os desafios notáveis que seu país enfrenta hoje, Lecornu respondeu que "a maior ameaça para a França" era a Rússia.

"Além dos grupos terroristas, claramente é a Federação Russa", declarou o funcionário de alto escalão francês, acrescentando que a Rússia, na sua opinião, tem sido "ainda mais agressiva" em 2024 do que em anos anteriores.

A Rússia representa "uma ameaça não apenas aos nossos interesses na África, mas também diretamente às nossas Forças Armadas", disse o ministro.

  • Embora o ministro da Defesa francês não tivesse dado exemplos específicos, vale lembrar que, em março, o Ministério da Defesa da Rússia informou que seus caças haviam escoltado três aviões da França no espaço aéreo russo sobre o Mar Negro.
  • Em janeiro, a chancelaria russa convocou o embaixador francês em Moscou para discutir o assunto da presença de mercenários franceses na Ucrânia. Pouco depois, o ministro da Defesa francês afirmou que não podia proibir seus cidadãos de participar do conflito ucraniano.