Notícias

A Rússia convoca o embaixador francês após um ataque a uma instalação de mercenários estrangeiros na Ucrânia

Anteriormente, as forças russas atacaram um posto temporário de mercenários estrangeiros, a maioria dos quais franceses, na cidade ucraniana de Kharkov.
A Rússia convoca o embaixador francês após um ataque a uma instalação de mercenários estrangeiros na UcrâniaAP / Governo regional de Kharkov

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia convocou nesta quinta-feira o embaixador francês em Moscou após o ataque russo a um local de mercenários estrangeiros na cidade ucraniana de Kharkov.

"Em conexão com a destruição pelas Forças Armadas russas de um ponto de implantação temporária de mercenários estrangeiros em Kharkov, incluindo várias dezenas de franceses, o embaixador francês foi convocado para o Ministério das Relações Exteriores", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

Anteriormente, o Ministério da Defesa russo informou que, na noite de 16 de janeiro, as Forças Armadas russas lançaram um ataque de precisão em um ponto de implantação temporária de combatentes estrangeiros na cidade de Kharkov.

De acordo com a agência, o prédio que abrigava os mercenários foi completamente destruído. O ministério disse que mais de 60 foram mortos e mais de 20 foram levados para instalações médicas.

  • Em 2023, o canal RTL informou que cerca de 100 cidadãos franceses estão participando dos combates na Ucrânia pelo lado de Kiev. Aqueles que se juntam à legião estrangeira assinam um contrato com o exército ucraniano e recebem 500 euros (US$ 543) por mês ou 3.000 euros (US$ 3.257) por mês para participar dos combates na linha de frente.