Notícias

Rússia e Ucrânia trocam quase 400 prisioneiros de guerra

Cada lado entregou 195 militares capturados durante o conflito.
Rússia e Ucrânia trocam quase 400 prisioneiros de guerraSputnik / Ministério da Defesa da Federação Russa / Sputnik

A Rússia e a Ucrânia trocaram 195 prisioneiros de cada lado em uma troca que ocorreu na quarta-feira entre as agências militares dos dois países, informou o Ministério da Defesa russo.

"Em 31 de janeiro, 195 militares russos que corriam risco de morte em cativeiro foram devolvidos do território controlado por Kiev. Em troca, exatamente 195 prisioneiros de guerra das Forças Armadas da Ucrânia foram entregues", informou o órgão militar russo.

Os militares libertados serão levados a Moscou em aviões de transporte militar para tratamento e reabilitação nos estabelecimentos médicos do Ministério da Defesa da Rússia.

"Todos os libertados estão recebendo a assistência médica e psicológica necessária", disse o comunicado.

A troca ocorre uma semana após as Forças Armadas ucranianas abaterem um avião militar russo que transportava 65 prisioneiros de guerra ucranianos que seriam trocados. Atingido por um míssil, o Il-76 caiu na província russa de Belgorod sem nenhum sobrevivente entre os militares, a tripulação e os acompanhantes.

Embora a mídia ucraniana tenha inicialmente comemorado a destruição de um alvo militar russo, as autoridades de Kiev reconheceram posteriormente a morte dos prisioneiros, que seriam trocados naquele dia.