Notícias

Brasil defende o cumprimento de decisão da CIJ para que Israel tome medidas para evitar o genocídio em Gaza

O Itamaraty destaca a importância das "medidas cautelares" para "garantir o cumprimento da Convenção e a proteção dos direitos do povo palestino".
Brasil defende o cumprimento de decisão da CIJ para que Israel tome medidas para evitar o genocídio em GazaLegion-media.ru / Koen Van Weel/ANP/Sipa EUA

O Governo brasileiro defendeu na noite desta sexta-feira a importância do cumprimento da decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ), determinando que Israel tome todas as medidas possíveis para evitar o genocídio em Gaza, e permita a entrada de ajuda humanitária no enclave palestino.

"Ao destacar o caráter juridicamente vinculante da deliberação da Corte, o Governo brasileiro ressalta a importância do pleno e imediato cumprimento da decisão", disse o Ministério das Relações Exteriores em nota oficial.

O Itamaraty destaca a importância das "medidas cautelares" para "garantir o cumprimento da Convenção e a proteção dos direitos do povo palestino". Ao memso tempo, pediu aimediata liberação dos reféns remanescentes em poder do Hamas.

"O Brasil reitera a defesa de um Estado palestino economicamente viável convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas, que incluem a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital", conclui a nota.