Japonês que perdeu a esposa no tsunami de 2011 continua mergulhando para encontrá-la
Um japonês aprendeu a mergulhar e se aprofunda no mar todas as semanas para encontrar o corpo de sua esposa, que desapareceu durante o enorme tsunami que devastou o nordeste do Japão em 2011, informaram as mídias locais.
O forte terremoto de magnitude 9,0 ocorrido em 11 de março daquele ano e o tsunami que o seguiu levaram dezenas de milhares de vidas, e muitos corpos nunca foram recuperados. Foi nessa época que Yasuo Takamatsu, de 67 anos, perdeu sua esposa Yuko na cidade de Onagawa.
Naquele dia, Yuko estava trabalhando em um banco em um prédio de dois andares, e se abrigou com outros funcionários no último andar, cerca de 10 metros acima do solo. Mas uma enorme onda de mais de 18 metros de altura arrastou todos os que estavam lá. "Está bem? Quero ir para casa", foi sua última mensagem para Yasuko.
De acordo com o South China Morning Post, dois anos depois, uma equipe de resgate entregou a Takamatsu o telefone de sua esposa, que havia sido recuperado das ruínas. O telefone ainda estava funcionando e continha outra mensagem para ele, que nunca foi enviada: "O tsunami é enorme".
Em 2014, Yasuo obteve uma licença de mergulho e, desde então, há mais de 13 anos, mergulha todas as semanas para tentar encontrar o corpo de sua esposa e trazê-la para casa para realizar seu último desejo. Após mais de 650 mergulhos, ele encontrou alguns restos de vítimas no mar, mas não os de sua esposa.
Entretanto, não tem intenção de desistir. Yasuo declarou à imprensa que sabe o que está fazendo e que, embora esteja ciente de que a busca será extremamente difícil, não tem escolha, já que somente mergulhando poderá se sentir mais próximo de sua esposa. "Vamos para casa juntos", disse ele em uma entrevista.