Quatro décadas após a retomada dos vínculos diplomáticos, Brasil e Cuba destacaram nesta sexta-feira (26) a relação construída entre os dois países. Em nota, o governo brasileiro afirmou que os contatos bilaterais são marcados por "sólidos laços de amizade e solidariedade", apoiados em afinidades étnicas e culturais entre os dois povos.
A presença diplomática do Brasil em Cuba começou a ser estruturada em novembro de 1906, com a criação da Legação do Brasil em Havana. O representante sediado na capital cubana também tinha credenciais para atuar junto a outros cinco países da América Central.
As relações entre Brasil e Cuba foram rompidas em 1964, após a instauração do ditadura militar brasileira. O restabelecimento ocorreu em 1986, durante o governo do presidente José Sarney. Na ocasião, o embaixador Ítalo Zappa ficou responsável pela reabertura da Embaixada do Brasil em Havana.
Casa Brasil
As comemorações dos 40 anos do reatamento também coincidem com os 120 anos da criação da legação brasileira em Cuba. Para marcar as datas, será inaugurada em setembro a "Casa Brasil", no centro histórico de Havana.
O espaço será dedicado à promoção da cultura brasileira e ao intercâmbio educacional. A administração ficará a cargo da Oficina do Historiador da Cidade de Havana.
Segundo a nota, a programação reunirá expressões artísticas e culturais do Brasil, além de cursos, palestras e eventos.