O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se pronunciou sobre os potentes terremotos que atingiram a Venezuela nesta quarta-feira (24). Em publicação nas redes sociais, o mandatário demonstrou "grande preocupação" com as consequências do abalo sísmico.
"Instruí o ministério das Relações Exteriores que avalie, juntamente com a embaixada do Brasil em Caracas, a situação no país e as medidas de assistência que o Brasil possa adotar", declarou.
Lula reafirmou ainda a determinação de Brasília em apoiar o governo da presidente encarregada Delcy Rodríguez "na recuperação de áreas afetadas desse país irmão". Ele enalteceu ainda o povo venezuelano, que tem dado "provas de grande resiliência frente às adversidades".
Mais cedo, o Itamaraty havia expressado solidariedade ao governo e ao povo venezuelanos e afirmou que deseja "pronta recuperação aos feridos".
Segundo a chancelaria brasileira, até o momento não há registro de brasileiros entre as vítimas dos terremotos, que provocaram danos à infraestrutura e o deslocamento de moradores em diferentes regiões do país.
Foram registrados dois diferentes sismos com epicentro na Venezuela, ambos com magnitude superior a 7. As autoridades venezuelanas já confirmaram as primeiras mortes em decorrência do fenômeno, registradas na região de Los Pablos Grandes, no leste da Grande Caracas. O número exato de fatalidades, no entanto, ainda não foi especificado.