A Petrobras e a Pemex assinaram nesta terça-feira (23) um Memorando de Entendimento (MoU) para cooperação estratégica na indústria de petróleo e gás. O acordo prevê atuação conjunta na avaliação, desenvolvimento e execução de projetos em exploração e produção, além de atividades industriais.
Segundo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a iniciativa amplia o potencial de atuação internacional da estatal.
Ela destacou que o entendimento "pode posicionar a companhia como parceira da Pemex em um cenário de fortalecimento da exploração e produção de petróleo no México".
Interesses mútuos
Chambriard acrescentou ainda o interesse brasileiro "na exploração no Golfo do México (...) no incremento da produção de campos maduros e em processos industriais de refino, petroquímica e fertilizantes".
Pelo lado mexicano, o diretor-geral da Pemex, Juan Carlos Carpio Fragoso, destacou o caráter técnico e estratégico da parceria.
"A assinatura deste Memorando de Entendimento abre oportunidades de cooperação em benefício das empresas, dos países e de seus povos", disse.
O acordo assinado não gera obrigações imediatas e tem validade de dois anos, podendo ser renovado.