Notícias

Lavrov: As relações com o Ocidente não serão as mesmas de antes de fevereiro de 2022

Repetindo as palavras de Vladimir Putin, o chanceler disse que a Rússia "confiou na Europa por tempo demais"
Lavrov: As relações com o Ocidente não serão as mesmas de antes de fevereiro de 2022Gettyimages.ru

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou que as relações entre Moscou e a Europa nunca mais poderão retornar ao patamar de antes do início da operação militar especial russa na Ucrânia, mesmo com o fim das hostilidades.

Durante uma mesa-redonda sobre a resolução do conflito ucraniano, o ministro russo lembrou as palavras do presidente Vladimir Putin, que salientou que Moscou "confiou na Europa por tempo demais".

"Estamos sempre dispostos a ter conversas sérias e concretas, mas um relacionamento como o que tínhamos antes de fevereiro de 2022 é algo que nunca mais teremos."

Lavrov também disse que a Rússia tentou dialogar com os países ocidentais para evitar a operação militar, mas sem sucesso.

Após mais de quatro anos de hostilidades e sem qualquer progresso à vista por parte de Kiev no campo de batalha, a Europa entra numa fase de sondagem diplomática com a Rússia, com sinais de que esta finalmente está interessada em restabelecer o diálogo direto.

Moscou tem indicado repetidamente que a participação da União Europeia nas negociações sobre a Ucrânia só poderia atrasar o processo de resolução do conflito.