Uma publicação de Keir Starmer de 2022 na então rede social Twitter viralizou após sua renúncia anunciada nesta segunda-feira (22). A breve mensagem era dirigida ao então primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.
"A festa acabou, Boris Johnson. Renuncie!", escreveu Starmer, exortando o político a deixar o cargo após uma série de escândalos e a saída em massa de membros de seu gabinete. Johnson renunciou quase nove meses após essa publicação.
No tuíte, Starmer se referiu ao escândalo conhecido como "Partygate", relacionado à realização de várias festas regadas a álcool na residência do chefe do Executivo, no número 10 da Downing Street, durante o primeiro e o segundo lockdown nacional devido à pandemia de covid-19. Os eventos ocorreram em um momento em que as normas sanitárias proibiam reuniões sociais no país.
Anúncio de renúncia
Starmer anunciou a renúncia nesta segunda-feira (22), diante de uma pressão cada vez maior dentro de seu próprio governo, onde vários ministros de alto escalão teriam pedido que ele deixasse o cargo. Starmer havia assumido o poder há pouco menos de dois anos, tornando-se o sexto primeiro-ministro em dez anos.
O líder britânico confirmou que continuará como primeiro-ministro até as eleições de setembro. "Isso garantirá que haja um novo líder antes que o Parlamento retome suas sessões em setembro", afirmou. Além disso, ele declarou que fará "tudo o que for possível para assegurar uma transição de poder ordenada".