Notícias

Keir Starmer renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido

Ele fez o anúncio ao enfrentar uma pressão cada vez maior dentro de seu próprio governo, onde vários altos cargos estariam pedindo que ele renunciasse ao cargo.
Keir Starmer renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino UnidoGettyimages.ru / Dan Kitwood

Keir Starmer anunciou nesta segunda-feira (22) sua renúncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido, diante da pressão cada vez maior dentro de seu próprio governo, onde vários ministros de alto escalão estariam pedindo que ele deixasse o cargo.

Starmer renunciou ao cargo de primeiro-ministro e também deixou a liderança do Partido Trabalhista. "Esta manhã, conversei com Sua Majestade, o rei, para informá-lo da minha decisão", afirmou.

O líder britânico confirmou que continuará como primeiro-ministro até as eleições de setembro. "Isso garantirá que haja um novo líder antes que o Parlamento retome suas sessões em setembro", afirmou. Além disso, ele declarou que fará "tudo o que for possível para assegurar uma transição de poder ordenada".

Ao concluir seu discurso de renúncia, ele afirmou que, após deixar "o cargo mais importante do país", dedicará mais tempo ao "trabalho mais importante": ser "o melhor marido possível" e "o melhor pai possível". "Também darei ao meu sucessor meu apoio total e incondicional, sabendo que ele herdará uma Grã-Bretanha muito mais forte e justa do que aquela que recebi há dois anos, mais bem preparada para os desafios que se avizinham e com maior capacidade de garantir a reeleição do Partido Trabalhista", ressaltou, e agradeceu a todos os seus amigos e colegas pelo apoio.

Crise governamental

Em particular, a Sky News informou anteriormente que a ministra das Relações Exteriores britânica, Yvette Cooper, teria pedido a Starmer que renunciasse. Segundo a emissora, a ministra teria transmitido essa mensagem ao chefe de governo diretamente durante o fim de semana.

Além de Cooper, outros altos oficiais o instaram a deixar o cargo. Entre eles estavam a ministra dos Transportes, Heidi Alexander, que o fez na última sexta-feira (19); a ministra do Interior, Shabana Mahmood, após as eleições locais do mês passado; e o ministro da Energia, Ed Miliband, também após essas eleições.

Por sua vez, Andy Burnham, prefeito da Grande Manchester, se posiciona como um forte candidato à sucessão de Starmer, após sua vitória na eleição suplementar da última quinta-feira, na qual conquistou uma cadeira no Parlamento britânico pelo distrito eleitoral de Makerfield.