O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, fez duras críticas à proposta de criação de um código de ética para ministros da Corte e questionou a condução do tema pelo colega Edson Fachin, durante participação no programa Roda Viva, da Tv Cultura, na segunda-feira (22).
Gilmar afirmou que houve um "entusiasmo juvenil" em torno do chamado "código do Fachin" e indicou que o debate teria avançado sem uma articulação mais ampla entre os próprios integrantes do tribunal.
"Vocês ficaram todos entusiasmados com essa coisa do código de ética do Fachin… o código de ética do Fachin alemão. Lá no código alemão dizia-se que o juiz não pode se pronunciar sobre questões que eventualmente possa se pronunciar judicialmente", disse o ministro durante a entrevista.
O decano do STF também criticou a forma como a proposta teria sido construída, apontando falta de diálogo interno. Segundo ele, Fachin teria buscado mais interlocução com juristas externos do que com os próprios colegas de Corte.
"Ele se reuniu talvez mais com pessoas que o aconselharam, aqui de São Paulo, e menos com os colegas", afirmou Gilmar Mendes.
O ministro também fez críticas à forma como o Supremo Tribunal Federal é retratado na imprensa e atribuiu parte da responsabilidade pela queda de popularidade da Corte à cobertura midiática.