Notícias

Governo da Colômbia e ELN iniciam nova rodada de conversações em Havana

O senador Iván Cepeda, membro da delegação de paz do Executivo, assegurou que o objetivo é garantir "cumprimento de compromissos muito sérios para suspender os sequestros e avançar na participação social e cidadã".
Governo da Colômbia e ELN iniciam nova rodada de conversações em HavanaTwitter/Delegación ELN

A sexta rodada de conversações de paz entre o Governo da Colômbia e o Exército de Libertação Nacional (ELN) começou nesta segunda-feira em Havana, Cuba, em busca da renovação do cessar-fogo bilateral acordado em agosto de 2023.

"Esperamos que o sexto ciclo das conversações de paz entre as delegações do Governo colombiano e do ELN, que começou hoje em Havana, traga novos avanços no caminho do fraterno povo colombiano rumo à paz, que Cuba continuará apoiando", disse o presidente cubano Miguel Díaz-Canel na sua conta no X.

Do lado do ELN, a delegação do ELN informou, da capital cubana, que a expectativa é "avançar e se aproximar das transformações que a Colômbia precisa", para que se concretizem "as mudanças que o país exige, única possibilidade para a construção da paz".

Por sua vez, o senador Iván Cepeda, membro da delegação de paz do Executivo, assegurou que o objetivo, além de renovar o cessar-fogo, é "garantir que sua extensão implique o cumprimento de compromissos muito sérios para suspender os sequestros e avançar na participação social e cidadã", noticiou o jornal local El Tiempo.

Esse foi o cessar-fogo mais longo assinado entre os dois lados. Ele começou em 3 de agosto e termina em 29 de janeiro.