Notícias

Biden insulta Putin novamente

Com esses comentários ofensivos, o presidente dos EUA iniciou seu discurso em uma coletiva de imprensa após o término da reunião da cúpula da OTAN.
Biden insulta Putin novamenteAP / Jacquelyn Martin

O presidente dos EUA, Joe Biden, insultou mais uma vez seu homólogo russo, Vladimir Putin, chamando-o de "louco homicida" durante uma coletiva de imprensa realizada na quinta-feira.

"Alguns dos medos mais antigos e profundos da Europa ressurgiram porque, mais uma vez, um louco homicida estava em marcha, mas desta vez ninguém permaneceu apaziguado, especialmente os EUA", disse o mandatário norte-americano.

Biden revelou que, mesmo meses antes do início do conflito ucraniano, os EUA vinham reunindo informações sobre o assunto, e que ele próprio havia ordenado que "a comunidade de inteligência começasse a formar uma coalizão internacional para se opor à invasão".

Essa não é a primeira vez que Biden recorre a uma linguagem imprópria de um chefe de Estado para falar sobre o presidente russo. Em maio, em uma cerimônia de formatura na Academia Militar de West Point, descreveu seu colaga russo como "um tirano brutal".

Em fevereiro, chamou o líder russo de "filho da p*ta maluco". Questionado sobre esse insulto por um jornalista russo, Vladimir Putin lembrou que, em uma entrevista, ele havia dito que a vitória de Biden nas eleições dos EUA é preferível para Moscou porque é um político previsível. "A julgar pelo que ele disse, estou absolutamente certo", frisou mandatário russo.