Notícias

Processo de integração da Geórgia na União Europeia é suspenso

A medida foi tomada após a entrada em vigor da polêmica Lei de Transparência de Influência Estrangeira no país.
Processo de integração da Geórgia na União Europeia é suspensoGettyimages.ru / Davit Kachkachishvili/Anadolu

O processo de integração da Geórgia à União Europeia (UE) foi suspenso, anunciou nesta terça-feira o embaixador do bloco no país, Pavel Guerchinski. Ele destacou que a integração "atualmente suspensa. Isso foi claramente declarado pelos líderes da União Europeia em 27 de junho", explicou ele, citado pelas mídias locais.

Além disso, Guerchinski disse que os líderes da UE decidiram congelar os 30 milhões de euros que planejavam transferir para o Ministério da Defesa da Geórgia.

A medida foi tomada após a entrada em vigor da Lei de Transparência de Influência Estrangeira do país aspirante à UE, conhecida popularmente como Lei de Agentes Estrangeiros. A lei obriga as organizações não governamentais e os meios de comunicação que recebam mais de 20% de sua renda de outros países a se inscreverem em um registro de entidades que atendam a interesses estrangeiros. A lei foi criticada por missões da UE e pela embaixada dos EUA na Geórgia.

O presidente do Parlamento da Geórgia, Shalva Papuashvili, promulgou em 3 de junho a Lei de Transparência da Influência Estrangeira após uma maioria parlamentar a validar em 28 de maio. 

O documento foi elaborado e tramitado em meio a protestos nas ruas durante várias semanas e ameaças do Ocidente de rever as relações com Tbilisi. A presidente da Geórgia, Salome Zurabishvili, vetou o projeto de lei em 18 de maio após sua terceira leitura no Parlamento, mas seu veto foi anulado em 28 de maio por 84 deputados e quatro votos contra.