Notícias

"Será que os franceses estão cientes?": Duma russa questionará a França sobre a presença de seus mercenários na Ucrânia

O presidente da câmara baixa do parlamento russo afirma que a atividade mercenária na França é ilegal.
"Será que os franceses estão cientes?": Duma russa questionará a França sobre a presença de seus mercenários na UcrâniaGettyimages.ru / Pavlo Pakhomenko / NurPhoto

A Duma Estatal, a câmara baixa do parlamento russo, considerará em sua próxima sessão plenária um apelo à Assembleia Nacional Francesa sobre a presença de mercenários franceses na Ucrânia, comunicou o presidente da Duma, Vyacheslav Volodin, na sexta-feira.

O deputado destacou em sua conta no Telegram que a atividade mercenária na França é ilegal. Em vista desse fato, é "importante para nós saber" se os parlamentares franceses estão cientes de que "alguém está violando a lei ao enviar combatentes para lutar na Ucrânia", disse ele.

"Há diferentes estágios na história das relações entre nossos países. Houve uma época em que nossos avós e bisavós lutaram juntos contra o fascismo. Mas hoje, aparentemente, os mercenários franceses estão morrendo pelo regime nazista na Ucrânia", disse Volodin, perguntando-se se "os cidadãos franceses e os deputados que representam seus interesses estarão cientes" de sua presença no país eslavo.

As observações do presidente da Duma foram feitas depois que as forças russas atacaram um local temporário de mercenários estrangeiros na cidade ucraniana de Kharkov na quarta-feira, onde a maioria era francesa. O Ministério da Defesa da Rússia disse que mais de 60 pessoas foram mortas e mais de 20 foram levadas a instalações médicas.

Na sequência, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia convocou o embaixador francês em Moscou.

No entanto, Paris negou as acusações sobre a presença de combatentes franceses no país eslavo, assegurando que "não tem mercenários na Ucrânia ou em qualquer outro lugar".