
Petroleiro atravessa Estreito de Ormuz em meio ao bloqueio naval imposto pelos EUA ao Irã

O petroleiro Shalamar, que navega sob a bandeira do Paquistão, tornou-se o primeiro a sair do Golfo Pérsico pelo Estreito de Ormuz carregando petróleo bruto desde que os Estados Unidos impuseram um bloqueio naval ao Irã nesta semana, segundo informou a Bloomberg na sexta-feira (17).
De acordo com os dados de rastreamento marítimo, o Shalamar, que transporta cerca de 450 mil barris de petróleo bruto da ilha de Das, nos Emirados Árabes Unidos, passou pela ilha iraniana de Larak e entrou no Golfo de Omã na quinta-feira (16), rumo a Karachi, no Paquistão.

O navio, do tipo Aframax e operando com metade da capacidade, completou uma travessia que poucos conseguiram realizar nas últimas semanas. De fato, muitas tentativas recentes terminaram em retorno forçado. Conforme anunciado na quinta-feira pelo Comando Central dos EUA, no período de três dias, 14 navios foram impedidos de passar.
« ENTENDA PORQUE O ESTREITO DE ORMUZ É A VERDADEIRA ARMA DO IRÃ EM NOSSO ARTIGO »
O próprio Shalamar tentou entrar no Golfo Pérsico no último domingo, mas recuou quando as negociações entre Washington e Teerã fracassaram. Ele completou a rota horas depois, rumando para a ilha de Das, nos Emirados Árabes Unidos, e na quinta-feira começou a navegar para o leste. Atualmente, encontra-se no Golfo de Omã, a caminho do Mar Arábico.
O bloqueio se estende desde a costa de Omã, perto de Ras al Hadd, em direção ao nordeste, até a fronteira entre o Irã e o Paquistão. Quatro navios — todos com destino fora do Irã — realizaram ou estão prestes a realizar travessias de entrada nesta sexta-feira, enquanto dois graneleiros provenientes do Irã foram avistados navegando em direção ao Golfo de Omã.
