Irã alerta para consequências do bloqueio americano ao Estreito de Ormuz

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã indicou que a decisão dos EUA poderia levar ao rompimento do cessar-fogo.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Ismail Baghaei, declarou na quarta-feira (15) que o Irã "não se submeteu a nenhum bloqueio naval" imposto pelos Estados Unidos.

Baghaei negou os relatos das restrições ao comércio marítimo iraniano no Estreito de Ormuz.

Ele advertiu que recorrer a táticas alternativas de pressão em caso de fracasso diplomático "não produzirá resultados nem terá sucesso".

O porta-voz descreveu a ação dos EUA como "provocação", contrária aos princípios do direito internacional e sem fundamento legal, acrescentando que poderia ser interpretada como "um prelúdio para uma violação do cessar-fogo".

"A República Islâmica do Irã e suas forças armadas estão acompanhando de perto os acontecimentos e responderão adequadamente quando necessário", disse Baghaei.