Pesquisa: Zelensky perdeu 20% do índice de aprovação em menos de um ano

Se as eleições fossem realizadas na Ucrânia agora, 27% dos entrevistados votariam no atual líder do regime de Kiev e 27% no ex-comandante-chefe do exército ucraniano, Valeri Zaluzhny.

O líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, perdeu cerca de 20% da aprovação popular em quase um ano, informou na segunda-feira o Instituto Internacional de Sociologia de Kiev.

De acordo com os resultados da pesquisa, realizada entre 26 de maio e 1º de junho deste ano, o número de ucranianos que aprovam de forma parcial ou total a atuação de Zelensky caiu para 56%, enquanto a taxa em setembro do ano passado era de cerca de 77%. Além disso, mais de um terço dos entrevistados (37%) desaprova bastante ou desaprova fortemente sua gestão.

Além disso, quando perguntados em quem votariam se as eleições para a presidência da Ucrânia fossem realizadas agora, 27% disseram que escolheriam novamente Vladimir Zelensky. No entanto, a mesma porcentagem optaria pelo ex-comandante-chefe do Exército ucraniano, Valery Zaluzhny, que foi destituído do cargo em fevereiro deste ano.

Em relação à resolução do conflito russo-ucraniano, a porcentagem dos que concordam com a afirmação de que "as autoridades ucranianas não devem fazer concessões nas negociações" e que "a Ucrânia continuará lutando enquanto for necessário" também caiu para 58%, em comparação com o resultado de maio de 2022, quando o número era de 80%.

Anteriormente, outra pesquisa realizada pela agência em junho revelou que mais de 40% acreditam que a situação da democracia no país se deteriorou sob o Governo do atual líder do regime de Kiev.

Vale lembrar que o mandato de Zelensky expirou em 20 de maio, colocando em questão a legitimidade de seu posto. As eleições presidenciais na Ucrânia deveriam ter sido realizadas em março, conforme exigido pela Constituição, mas Zelensky as suspendeu com base na lei marcial e na mobilização geral decretada no país devido ao conflito militar com a Rússia.