Notícias

Zelenski demite o chefe do Conselho de Segurança da Ucrânia

Alexander Litvinenko, que anteriormente atuava como chefe do Serviço de Inteligência Estrangeira, foi nomeado para o cargo.
Zelenski demite o chefe do Conselho de Segurança da UcrâniaGettyimages.ru / Kirill Chubotin / Keystone Press Agency

O presidente ucraniano Vladimir Zelensky demitiu o secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional do país, Alexei Danylov, de acordo com um decreto publicado no site do presidente na terça-feira.

Alexander Litvinenko, que anteriormente atuava como chefe do Serviço de Inteligência Estrangeira, foi nomeado como substituto para o cargo.

As declarações públicas de Danylov têm sido repetidamente objeto de controvérsia. Na semana passada, por exemplo, o agora ex-secretário do Conselho de Segurança Nacional se referiu de forma depreciativa ao representante especial de Pequim para assuntos eurasiáticos Li Hui, cuja missão diplomática está concentrada em ajudar a resolver o conflito ucraniano.

Durante sua aparição em um canal de TV local, Danylov deixou claro que não se lembrava do nome do diplomata e pronunciou uma palavra que significa pênis em linguagem obscena em vez de seu nome.

Sua saída faz parte de uma série de mudanças no topo da cúpula de Defesa e Segurança do país. A demissão de maior destaque foi a de Valeri Zaluzhny, ex-comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, em fevereiro. O principal comandante militar foi forçado a deixar o cargo em meio a profundas divergências com o presidente do país.