Notícias

Moscou: desafios dos EUA e da OTAN podem levar a uma revisão da doutrina nuclear da Rússia

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia disse que a situação global mostra uma tendência a se complicar ainda mais.
Moscou: desafios dos EUA e da OTAN podem levar a uma revisão da doutrina nuclear da RússiaGettyimages.ru / Dmitri Chirciu/Anadolu Agency

As ações dos EUA e da OTAN e os desafios que elas representam podem levar a uma revisão da doutrina nuclear da Rússia, disse nesta terça-feira o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Ryabkov.

"Só posso dizer que a situação tende a se tornar ainda mais complicada. Os desafios que estão se multiplicando como resultado das inaceitáveis ações de escalada dos EUA e de seus aliados da OTAN, sem dúvida, levantam diante de nós a questão de como os documentos básicos no campo da dissuasão nuclear podem ser adaptados às necessidades atuais", reiterou.

Ao mesmo tempo, destacou que, antes da adoção formal, decisões desse tipo geralmente não são anunciadas.

Em maio, a Rússia iniciou exercícios com treinamento prático sobre a preparação e o uso de armas nucleares não estratégicas. Os exercícios são realizados com a participação de Belarus.

O exercício visa manter a prontidão do contingente militar para responder e salvaguardar incondicionalmente a integridade territorial e a soberania do Estado russo em resposta a declarações provocativas e ameaças de certas autoridades ocidentais, explicou o Ministério da Defesa russo.