Notícias

Shoigu: Exercícios militares na Rússia são uma resposta às ações dos EUA na Ucrânia

"É precisamente o comportamento irresponsável dos Estados Unidos e suas ações para minar os regimes de controle de armas que levaram à degradação da situação na esfera da segurança internacional", observou o secretário do Conselho de Segurança da Federação da Rússia.
Shoigu: Exercícios militares na Rússia são uma resposta às ações dos EUA na UcrâniaMinistério das Relações Exteriores da Rússia.

Os exercícios das Forças Armadas russas com treinamento prático na preparação e uso de armas nucleares não estratégicas são uma resposta à participação ativa dos militares da OTAN nos combates na Ucrânia e à permissão para Kiev lançar ataques com mísseis contra alvos civis russos, afirmou em uma entrevista concedida nesta terça-feira o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Sergey Shoigu.

O ex-ministro da Defesa enfatizou que assim a Rússia respondeu ao "crescimento militar dos países da OTAN perto das fronteiras russas".

A declaração foi feita em meio ao início da segunda fase dos exercícios das Forças Armadas da Rússia e de Belarus com treinamento prático da preparação e o uso de armas nucleares não estratégicas, que teve início nesta terça-feira, segundo informado pelo Ministério da Defesa. 

De acordo com as informações, os exercícios têm como objetivo "manter a prontidão do contigente e do equipamento das unidades para o uso em combate de armas nucleares não estratégicas da Rússia e de Belarus, a fim de garantir incondicionalmente a soberania e a integridade territorial do Estado da União".

Ao comentar a reação por parte da comunidade internacional, Shoigu declarou que observa-se uma reação "geralmente comedida".

  • Em 21 de maio, foi lançada a primeira fase de exercícios com treinamento prático sobre a preparação e o uso de armas nucleares táticas com objetivo de salvaguardar incondicionalmente a integridade territorial e a soberania do Estado russo em resposta a declarações provocativas e ameaças de certas autoridades ocidentais.