Notícias

Ataques aéreos contra base militar Houthi perto da cidade portuária do Iêmen

O incidente ocorreu após os bombardeios das forças dos EUA e seus aliados nos últimos dias contra suas posições no Iêmen.
Ataques aéreos contra base militar Houthi perto da cidade portuária do IêmenLegion-media.ru / U.K Ministry of Defense

Uma base militar houthi na cidade portuária de Hodeidah, no Iêmen, foi bombardeada no sábado, informou a Sky News Arabia, citando fontes locais.

De acordo com as informações obtidas pela mídia, o ataque teve como alvo "uma instalação na base naval" e ocorreu após o lançamento de um míssil da mesma base no Mar Vermelho.

O incidente ocorreu em meio ao aumento das tensões na região nesta semana. Nas primeiras horas da manhã de quinta-feira, os EUA e o Reino Unido, apoiados pela Austrália, Bahrein, Canadá e Holanda, lançaram vários ataques contra posições Houthi no Iêmen.

Uma noite depois, eles atacaram novamente o território iemenita. O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que os ataques "respeitam o direito internacional e a Carta da ONU". O líder britânico Rishi Sunak chamou os ataques de "um ato de autodefesa".

Por sua vez, os houthis prometeram não deixar os ataques ficarem "sem resposta e sem punição". "O inimigo norte-americano-britânico, como parte de seu apoio à continuação da criminalidade israelense em Gaza, lançou uma agressão brutal contra a República do Iêmen com 73 ataques que tiveram como alvo a capital, Sanaã, e as províncias de Hodeidah, Taiz, Hajjah e Sadah", disseram, acrescentando que a ofensiva deixou cinco mortos e seis feridos.